sexta-feira, 5 de junho de 2015

Morar fora - Passo a passo para mudar de país (PARTE I)

Oi oi pessoal, hoje venho compartilhar com vocês um pouco da minha experiência e opinião referente a mudar de país. É algo bastante complexo e ao mesmo tempo simples. Além das complicações com cultura, lista de obrigações e novas experiências,  a saudade começa a estar presente antes mesmo de fechar as malas, os preparativos para passar uma temporada (ou várias) fora do seu país são vários. 
É muito importante antes de fechar contrato com alguma empresa ou até mesmo comprar as passagens, você se dedicar a ler um pouco sobre o novo local, se programar para iniciar a aprender o novo idioma, pois isso são peças chaves para uma boa adaptação.

Escolher estudar fora acredito que seja mais fácil que mudar de país para trabalhar, porque pelo menos na instituição que você estudar, você vai poder sempre estar atualizando o seu visto no país, pois algo muito chato e que acontece com frequencia é a irresponsabilidade de pessoas que se arriscam, muitas das vezes vendem tudo que tem para financiar uma viagem como turista e depois acabam ficando no país de forma ilegal, e isso não é algo correto de se fazer! Você corre diversos riscos se sujeitando a isso!

Então vamos ao que interessa!!!

Antes de tudo você deve estudar sobre sua 

ESCOLHA

Acho que esse é meio óbvio, né? Tanto faz se você vai passar um ano viajando o mundo ou se pretende morar em qualquer país a fora, a cidade (ou os lugares que você quer passar) é provavelmente algo que você já tem na cabeça. Procure por blogs de brasileiros e outros meios de pessoas que moram no local ou passaram por lá, estude um pouco da cultura do lugar como disse ao iniciar esse post, leia sobre os bairros e hábitos de quem vive lá. Talvez você queira sair de sua cidade simplesmente para fugir do trânsito e do stress de uma cidade grande ou do silêncio e falta de movimento em sua cidade, por exemplo, então acabar em outra capital cheia de gente irritada não vai resolver. Parece meio óbvio, mas é bom lembrar disso para não frustrar suas expectativas. Ou você busca uma independência forjada, para se ver livre de seus familiares, mas encontra a opção de ser sustentado por eles em outro país, isso é algo muito ridículo, mas tem muitas pessoas que fazem isso e os pais financiam essa palhaçada, e muitas vezes nem se dão conta do verdadeiro motivo que o mesmo financia a viagem ou os "estudos" do seu filho que não está preparado para seguir viagem caso ele tenha usado esse motivo de "fuga".

Estude sua ESCOLHA!

DOCUMENTAÇÃO

Destino definido, entre no site do consulado do país no Brasil (e no que mais for necessário) para saber a documentação que precisa para entrar e passar o período que pretende ali ou siga as instruções da empresa que você contratou o serviço. Alguns consulados pedem um seguro de saúde com valor X, outros pedem um visto específico, um comprovante de que você pode se sustentar, vacinas, passagem de volta já comprada etc. Converse, questione, esclareça...
Cada país tem sua regulamentação, e isso pode mudar o valor de sua viagem drasticamente. Dependendo a finalidade de sua viagem os gastos dependem também da sua documentação. Documentos originais, traduções, autenticações fazem parte dos gastos. Se você quer estudar MEDICINA na Rússia, China ou EUA procure as empresas que intermediam esse contato entre você e a Universidade.


Por hoje são somente essas dicas pessoal...

Mas caso haja alguma dúvida até o a continuação desse post...
Deixe seu comentario, curta nossa fanpage no facebook:
Ou meu canal no Youtube
Um super beijo e até a próxima 
:) :)


Um comentário:

neli disse...

Ola bom dia.
Sou de Cuiaba-MT aqui no Brasil e queria umas dicas sua de como me inscrever para umas dessas universidades como a da Russia.

Postar um comentário