segunda-feira, 26 de março de 2012

Como se proteger no Frio da Rússia


Essa questão de como se vestir eficazmente contra o frio é o que mais deixa os brasileiros que estão vindo em dúvida, por isso esse post vai para responder algumas perguntas.
São dicas já colocadas em prática, mesmo porque pude vivenciar isto aqui em Kursk.

É importante trazer consigo algumas peças básicas, para poder suportar a mudança de frio!
  1. Porque é muito mais caro comprar no Brasil do que comprar aqui, mas com certeza vale a pena, pois ficar doente aqui sai muito mais caro, fiquei experiente nesse ponto =);
  2. Porque o choque térmico é muito rude;
Mas vamos lá! Na neve as pessoas se vestem por camadas, que são geralmente 3, em caso de frio abaixo de -20°C. 

Primeira Camada - Underwear: É a tal da segunda pele. Fica bem justinha no corpo, por isso o nome de segunda pele e o tecido dela é sintético.


Segunda Camada - O moleton: Tem gente que usa moletons normais, mas não é o suficiente, não em lugares que faz -20º, -30º . Então, aqui entram os Fleeces, que são casacos polares. Já vi gente que aguenta de boa com 1, mas também já vi gente que precisa usar 2 ou 3 pra suportar o frio, então vai de cada um, né? É importante usar o fleece pois eles preservam o calor do corpo. Os fleeces são numerados e quanto maior o número, maior a potência deles. (Fleece feminino - acima)

Terceira Camada - Casaco Impermeável: Só de pensar nisso o dinheiro que gastei foi bem empregado, pois não consegui suportar muito o frio e tive crises de bronquites agudas durante um mês, logo pesquise em lojas, mas não fique com dó de gastar o dinheiro, afinal é para uma situação necessária. É bem caro mesmo e já que gastei nas peças básicas para poder chegar e suportar o frio até ter como comprar mais roupa, aproximadamente R$600,00, isso porque consegui alguns itens na promoção. Esses casacos servem para não permitir a entrada de água, assim como servem para permitir a saída do suor, ou seja, não é pra esquentar nem nada, pois é composto de um material transpirável, mas não deixa de ser importante pois pode evitar uma desidratação, por exemplo. E com as pernas, o que faz? Existem calças impermeáveis também, apesar de que eu costumo ver mais o pessoal usando por cima do fleece moleton normal, e por cima calça jeans ou calça pra neve. Aí vai do gosto e da necessidade de cada um.Podendo ficar: Underwear, Ceroulas, Moleton e Calça Jeans OU Underwear, Ceroulas, Moleton e calças de neve.

Pés - O que calçar: Sem dúvidas, tem que usar bota específica pra neve, com solado específico (de borracha) pra você não ficar caindo de 5 em 5 segundos, e preferencialmente que possua "membrana". Por mais que ninguém vá morrer de desidratação se usar uma bota inadequada já ouvi relatos de que é absurdamente agoniante você se pegar no meio do frio de matar com os pés todos molhados. Quanto as meias, geralmente usa-se duas camadas de meias, sem contar a meia de tecido sintético, semelhante ao tecido do underwear. Att.: As meias de lã são as mais recomendadas.
Ps.: Não esqueça de comprar uma bota maior que o tamanho do seu pé, não esqueça da camada de meias gigante que você vai ter que usar.
Att.: Tem uma marca de botas chamada Timberland que me foi muito bem recomendada.
Mãos: Luvas impermeáveis nelas! Essas luvas são interessantes, são como duas em uma. Por dentro uma camada fina e delicada e por fora um revestimento grosso de tecido impermeável. É importante proteger as mãos, pois as extremidades do corpo são as que mais sofrem com o frio... os dedos, o nariz, as orelhas... 
Att.: As luvas de finas de couro, bem como as de lã não são recomendadas.

Protetor de Orelha: Eu também pensava que fosse desnecessário,  o frio que sente no rosto e nas orelhas é desesperador. Principalmente no rosto, quando venta que não tem nada que proteja. É interessante usar gorros também, se estiver muito frio.

Cachecol: Os bons mesmo são os de moleton e até mesmo os de lã. O cachecol é legal que você pode usar pra proteger o rosto se tiver vento. Se o vento for muito forte tem gente que chega a usar aquela peça que cobre todo o rosto, deixando apenas os olhos de fora(foto ao lado).

Para as meninas: Não é recomendado levar bolsas com alça curta, daquelas que carregamos no ombro, pois como o casaco é espesso, fica difícil encaixar a bolsa em tal lugar.

Sobre roupas é isso , em caso de dúvidas, sugestão, sinta-se à vontade pra fazer isso pelos comentários. Qualquer coisa mais que eu descobrir eu volto e posto aqui.

Forte abraço que eu vou enfrentar a Neve =)
Lorrayne Anastásio

5 comentários:

Cervejeiro Martin disse...

Olá, Lorrayne Anastásio! Sou curitibano. Vi que Kursk é bem ao sul de Moscou, pensei que fosse mais ao leste da capital. E em relação ao frio russo...como é na siberia, -40, -50ºC, que roupas vc aconselharia a levar ou comprar? Tipo, se eu for para Yakutsk agora em jan/fev. Eu só conheço -8ºC em Urupema/SC. É a mesma dica, imagino que tenha roupa local melhor pra comprar...obrigado.

Lorrayne Anastásio disse...

Ola... entao recomendo vc comprar malhas termicas apropriadas para -20, casaco com pena de ganso e impermeable. Protetor de orelhas, luvas termicas e meias, bota com cravos para nao escorregar na neve, touca ou bala clave, dependendo do que ira fazer. E depois é só correr p o abraço.
;)

Talita N. Thomezyk disse...

Oie, Lorrayne!
Então, você comprou tudo isso aqui no Brasil, ou deixou para comprar as botas e tal na Rússia?!
obg!

Carlos G. Santos disse...

Nooosa o máximo que eu peguei em um dia de frio onde vivo é -10, aqui na Argentina... e nem de longe usei essas roupas.
Gostei dos seus posts, confesso que te achei bem objetiva nas palavras kkkkk
Muito bom! =)

Luiz Fernando Lenza disse...

ola! estou indo para Moscou no final de outubro, já tenho alguns casacos de frio, mas gostaria de modificar o visual, então, você me recomendaria comprar roupa de frio na Russia ou não vale a pena e comprar aqui mesmo no Brasil?

Postar um comentário